quinta-feira, 11 de novembro de 2010

TEATRO OFICINA CHEGA AO RIO

 Aos interessados informamos que nesse feriadão, no Terreirão do Samba - Rio de Janeiro, o Teatro Oficina apresentará 5 peças gratuítas para o povo.

Excelente oportunidade para conhecer de perto uma das principais cia de Teatro do Brasil. 



TEATRO OFICINA CHEGA AO RIO COM
QUATRO PEÇAS DAS “DIONISÍACAS EM VIAGEM”

Atuadores do Teatro Oficina (SP) apresentam Taniko, Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!!, Bacantes e O Banquete, em sessões gratuitas para duas mil pessoas

Um Teatro de Extádio multimídia montado para a multidão; platéias interagindo como uma torcida de futebol; vinte e nove atuadores em cena, misturando música, dança, teatro e vídeo para apresentar quatro peças do repertório do Teatro Oficina. Essa receita é um dos pontos de partida do projeto Dionisíacas em Viagem, que chega este mês ao Rio de Janeiro, depois de passar por cinco estados brasileiros. Sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, o projeto tem apoio do Ministério da Cultura e inclui também a realização de oficinas gratuitas (Uzynas Uzonas), com início a partir do dia 5 de novembro, no Sambódromo. Já os espetáculos vão acontecer de 12 a 15 de novembro no Teatro de Extádio, instalação itinerante que está sendo montada no Terreirão do Samba (Praça Onze). A companhia Teatro Oficina conta ainda com o patrocínio da Petrobras para sua manutenção e para suas atividades na sede em São Paulo.

O projeto Dionisíacas em Viagem chega ao Rio depois de estrear no final de maio em Brasília, com enorme sucesso – passando ainda por Salvador, Recife, Belém, Manaus e Belo Horizonte. O público local poderá conferir Taniko (12/11, as 20h), Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!! (13/11, as 18h), Bacantes (14/11, as 18h) e O Banquete (15/11, as 19h), que será finalizado com uma grande festa, ao som eletrônico da Banda Tigre Dente de Sabre (www.myspace.com/tigredentedesabre). A entrada para todos os espetáculos é gratuita e os ingressos serão distribuídos duas horas antes do início de cada peça, no local. A produção sugere a doação de 1Kg de alimento não perecível. Para a peça Cacilda!!, pede-se ao público para levar uma flor, para a cena do “defloramento” de Cacilda. Nas apresentações do Rio, o público ajudará também a construir mais um pedaço da história do Teatro Oficina, já que todas as apresentações serão filmadas e transformadas em DVDs, sobe a direção geral de Elaine César.

O maestro das óperas de carnaval das Dionisíacas, Zé Celso, se declara ansioso por chegar à cidade: ”O Rio é a sétima cidade; e o lugar-cidade-maravilhoso onde acontecerá as Dionisíacas é irresistivelmente propiciador de uma experiência revolucionária para o Teat(r) Brazyleiro e mundial, por ser o lugar onde nasceu e renasceu  o Samba: a Praça Onze, hoje Terreirão do Samba”. Ele lembra que o primeiro intecâmbio com a cidade acontecerá nas Uzynas Uzonas, que buscam um novo conceito de oficinas e que serão realizadas a partir do dia 05 de novembro. “Elas são macumbas antropofágicas entre artistas multimídias preparados para atuar com o time da nossa Companhia, contagiando com sua atuação todo o público”, afirma. E completa: “Queremos, intercambiar devorar e sermos devorados por experiências da cidade que inventou o Carnaval no Brasil, dando seu grito com o mantra de Diosinios: Evoé!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário