quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Notícias Publicadas : Lançamento do Projeto Roda Brasil em Belford Roxo.

21/03/2010 - Belford Roxo terá Cinema Itinerante com exibição do filme "Lula, o Filho do Brasil"


Por Cíntia Papa

Belford Roxo será o primeiro município do Rio de Janeiro a ser contemplado pelo projeto de cinema itinerante “Roda Brasil”, do produtor Luiz Carlos Barreto. Uma parceria entre a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e a produtora dos Barretos, vai exibir o filme "Lula, o Filho do Brasil" nos próximos dias 25, 26, 27, 28, nos bairros Gogó da Ema, Lote XV, Heliópolis e Nova Aurora, respectivamente. Os ingressos já estão à venda na Secretaria de Cultura e nos locais de exibição do filme e custam R$ 2, exceto para o bairro de Heliópolis que será cobrado R$ 3. Nesta quinta-feira, o projeto será lançado com as presenças de parte do elenco do filme, entre eles, Cléo Pires, Ruy Ricardo e Juliana Barone.

Na quinta-feira (25), a sessão acontecerá às 20h, no Ciep Grande Otelo, no Bairro Gogó da Ema. No dia seguinte (26), a exibição será às 20h, no Ciep Vinicius de Moraes, Lote XV. No sábado (27) haverá duas sessões às 18h e 20h30, no Heliópolis Atlético Clube, em Heliópolis. No Domingo (28) acontecerá o encerramento do projeto piloto, às 19h, no Ciep Gustavo Capanema, em Nova Aurora.

O prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim, se reuniu esta semana com Luiz Carlos Barreto e ficou encantado com o projeto de Cinema Itinerante. “Os moradores de Belford Roxo precisam de projetos como este. Quero poder dar continuidade a este projeto e se possível torná-lo atração fixa na cidade”, vibrou o prefeito.


Segundo o Secretário de Cultura, Rômulo Costa, essa é uma importante iniciativa para levar cinema aos cerca de 500 mil habitantes da cidade. "Belford Roxo é um município muito carente e precisamos oferecer mais cultura para a população", ressaltou o secretário. Ele afirmou que o objetivo é fazer desse projeto uma opção fixa de lazer para os moradores. "Vamos fazer um teste com essas exibições. Se der certo vamos 'adotar' o projeto em nossa cidade, que não tem nenhuma sala de cinema", concluiu.

Para Luiz Carlos Barreto, investir em cultura é o mesmo que investir em qualidade de vida. “Apenas 7% dos municípios brasileiros têm salas de projeção e desses 7%, 80% estão localizados no Rio de Janeiro e São Paulo. O mais grave é que essas salas estão localizadas dentro de shopping centers, dos bairros ricos ou de classe média alta, cobrando preços altíssimos pelos bilhetes (10,15,20 reais). Uma pesquisa também comprova que a violência doméstica aumenta em lugares onde não há atividade cultural. Por isso eu quero investir neste projeto. Quero seguir o exemplo da Índia, que tem o maior mercado cinematográfico do mundo. Isso acontece por causa de projetos como este”, declarou Barreto.

O Projeto

O Projeto "Roda Brasil", consiste em levar o espetáculo cinematográfico para as cidades que não tem cinemas e, sobretudo para os bairros onde vive a população de baixa renda. Os preços a serem cobrados pelos ingressos vão ser de 2 a 4 reais.
Lula, o Filho do Brasil.

O filme dirigido por Fábio Barreto, foi baseado no livro da jornalista, Denise Paraná, inspirado na trajetória do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. O filme conta a história de Lula desde seu nascimento até a morte de sua mãe, quando é um líder sindical de 35 anos detido pela polícia política da ditadura militar. No elenco Rui Ricardo Dias, Guilherme Tortólio, Glória Pires, Lucélia Santos, Cléo Pires e Juliana Barone.

Luiz Carlos Barreto

Luiz Carlos Barreto, 81 anos, é produtor, roteirista, diretor de fotografia e diretor. Trabalhou ainda, como fotógrafo da revista Cruzeiro. É pai dos diretores Bruno e Fábio Barreto. Barretão, como é conhecido, começou no cinema em 1961. Ele produziu alguns dos mais importantes filmes brasileiros, entre eles estão: "Vidas Secas" (1963), de Nelson Pereira dos Santos, "Terra em Transe" (1967), de Glauber Rocha, "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976), de Bruno Barreto, e "Bye Bye Brasil" (1979), de Carlos Diegues. Também produziu "O Quatrilho" (1994), "O Que É Isso, Companheiro?" (1997), ambos de Bruno Barreto e indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário