quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Notícias Publicadas: I Conferência Municipal de Cultura - Belford Roxo

15/10/09 - Belford Roxo realiza Conferência Municipal de Cultura


A Secretaria de Cultura e Turismo de Belford Roxo realizou, nesta quinta-feira (15/010), na Câmara de Vereadores, no bairro Prata, a I Conferência Municipal de Cultura, que tem como um dos objetivos traçar diretrizes e metas de políticas públicas para a área, além de escolher os delegados para a Conferência Estadual de Cultura, que deverá ser realizada em dezembro. A Conferência Municipal continua hoje (16/10).
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rômulo Costa, afirmou que a conferência é um marco para Belford Roxo, que tem 19 anos de emancipado. “Nossa luta agora será para que o próximo orçamento destine verbas compatíveis para desenvolvermos ainda mais a cultura de nossa cidade”, concluiu.”Vamos cadastrar as entidades culturais. Belford Roxo tem o maior número de terreiros de umbanda e candomblé do Estado e vários grupos de folia de reis, que serão catalogados. Vamos criar ainda um cine-teatro”, completou o subsecretário municipal de Cultura e Turismo, Carlos Bruce Batista.
Na avaliação do vice-prefeito e prefeito em exercício, Alexandre Tavares, o Alexandre Burrochaga´s, que representou o prefeito Alcides Rolim que está em Brasília, a conferência é uma conquista do poder público junto com a sociedade civil. “Belford Roxo tem uma grande diversidade cultural que precisa ser bem explorada. O governo municipal está dando o suporte necessário para que os movimentos culturais divulguem seus trabalhos e sejam reconhecidos”, finalizou.
Entusiasmada com a apresentação de um grupo formado por diversos artistas de Belford Roxo, entre eles Dida Nascimento, a representante do Ministério da Cultura, Ana Lúcia Pardo, disse que uma das metas das conferências que estão sendo feitas nos municípios é montar um pacto federativo. “Não dá para vermos talentos em Belford Roxo e em outras cidades e ficarmos de braços cruzados. O Brasil tem uma dívida histórica com Belford Roxo e com toda Baixada Fluminense. Precisamos de um orçamento digno para  a Cultura”, arrematou.
A concentração de recurso da Cultura na capital do Rio de Janeiro foi um dos temas abordados pelo deputado estadual Alessandro Molon (PT). Ele criticou o fato de Belford Roxo ter mais de 500 mil habitantes e não possuir uma sala de cinema. “Isso é fruto da péssima distribuição de recursos que o Estado faz, pois a capital fica com quase tudo e os municípios com pouca coisa. É necessário estimular a produção local”, avaliou.
A Câmara Municipal aprovou, esta semana, a lei que cria o Conselho Municipal de Política de Cultura, que terá dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de membros do governo municipal. O projeto deverá ser sancionado pelo prefeito Alcides Rolim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário